Financial District (sul da ilha)

Por Graciela Mayrink

O coração financeiro de NY

O sul da ilha da Manhattan é a parte financeira de New York. Nosso dia começou com uma visita ao Eataly NYC Downtown, um grande mercado cheio de produtos italianos e que fica no último andar de um pequeno shopping na saída da estação do metrô Cortlandt Street Station. Ali, comemos uma massa deliciosa: eu fui de molho pesto, do qual sou apaixonada, e Flavitcha de parma com molho branco.

De barriga cheia, fomos andar, para variar. Ao contrário do resto da cidade, ali suas ruas são mais estreitas e nem tão agradáveis de andar, mas vale a pena desbravar o lugar: em todas as visitas eu encontro lojinhas com vários chocolates e cosméticos baratinhos. Uma pena que as lojas nem sempre permanecem abertas na próxima visita, mas não custa procurar. Agora na road descobrimos uma na esquina da Fulton com a Gold Street quando estávamos indo para o Pier 17 e não nos decepcionamos: cremes baratinhos e toblerone grande a 3 dólares.

Apesar das ruas serem estreitinhas e com muita gente aglomerada, o entorno do sul da ilha é muito agradável para andar. O Pier 17 foi nosso ponto de partida na road trip. Ali tem uma grande construção que já foi um shopping antes e agora ainda está em reforma, mas é aberto e, no último andar, se tem uma bela vista do rio East. Ao longo dele há vários bancos para sentar e ótimos lugares para fotos com o Brooklyn e sua ponte ao fundo.

Dali, fomos andando para o sul pela East River Esplanade, que fica ao longo do rio East, parando em Wall Street para fotos.

A East River Esplanade termina no Staten Island Ferry Terminal Bar, onde pegamos a balsa para a ilha para vermos a Estátua da Liberdade. Há como ir até os pés da estátua através da compra de ingressos e embarque em um terminal diferente, mas ainda não nos animamos a fazer esse passeio porque ele é muito demorado (após visitar a estátua você obrigatoriamente tem que parar em Ellis Island, a ilha por onde os imigrantes chegavam em NY) e, como indo para Staten Island dá para ver muito bem a estátua, sempre escolhemos essa opção, afinal tempo em NY é sempre precioso.

Agora na road também decidimos por esse passeio porque queríamos ir até o Outlet que inaugurou do lado da estação em Staten Island. A balsa sai a cada 20 ou 25 minutos (não lembro o tempo certo) e é gratuita. Chegando na ilha, fomos ao outlet bater perna. Como ele é novo, ainda não havia muitas lojas abertas, mas sempre vale a pena uma visita.

Ao lado do Outlet há o memorial Postcards, em homenagem aos moradores de Staten Island que morreram no ataque do 11 de setembro.

Pegamos a balsa de volta e fomos andar pelo Battery Park. Ali há vários monumentos, como o da Guerra da Coréia, da Marinha dos Estados Unidos e outro da Segunda Guerra. Na extremidade do parque, onde começa a Broadway, está o Charging Bull, o famoso touro de Wall Street.

Depois de várias fotos, continuamos andando na beira do rio, agora o Hudson, pela Battery Park City Esplanade e vale muito o passeio. É um lugar com poucos turistas e com uma bela vista de New Jersey. O caminho todo é muito bonito.

Fomos até o Brookfield Place, um shopping onde no segundo andar há várias opções de comida. Escolhemos o Mighty Quinn's BBQ, que foi eleito um dos melhores churrascos de NY. Comemos lá várias vezes e o que mais gostamos foi o Brisket com Sweet Potato Casserole (uma espécie de purê de batata doce com nozes pecan). Há várias lanchonetes deles pela cidade, então vale entrar no site para procurar onde tem.

Em frente ao Brookfield Place fica o memorial do World Trade Center. Não visitamos o museu desta vez porque já havíamos ido em outras viagens. Em frente ao memorial está a Century 21, uma loja enorme e muito boa para compras, com vários produtos de marcas com bons preços.

DICA: Se for na Century, tente chegar bem cedinho, pois a partir de umas 11h a loja começa a ficar muito cheia.