Upper East Side e Roosvelt Island

Por Graciela Mayrink

O lado leste de Manhattan

Upper East Side é o lado leste do Central Park acima da E 59th Street.

 

Esta parte de Manhattan é bastante residencial, com luxuosos prédios próximos ao parque, mas as ruas que recomendo para andar, caso tenha tempo livre, além da 5th Avenue beirando o Central Park são duas: Park Avenue e 3rd Avenue.

 

DICA: no número 1011 da 3rd Av. fica a Dylan’s Candy Bar, que é uma loja boutique de balas bem legal. A dona da loja é a Dylan Lauren, filha do estilista americano Ralph Lauren. Entre, nem que seja só para conhecer (foto abaixo).

A grande atração da área é o MET (Metropolitan Museum of Art), que fica na 5th Avenue, na calçada do Central Park entre as ruas 80th e 84th (a entrada é em frente a 82nd Street). Nós não fomos lá desta vez, na road trip, porque já visitamos o museu em outras viagens e todo tempo em NY é precioso, mas vale uma visita e vou citar o que mais gostamos quando fomos.

Começamos pela parte egípicia, que é bem legal. No final dela, há um túmulo simulado do Egito antigo, não deixe de visitar. A parte medieval, com cavaleiros vestidos com cota de malha foi uma das coisas que mais amei ver, pois sou apaixonada por livros de guerras dessa época.

 

Um dos lugares mais legais e menos visitados do museu é o Roof Garden, procure por ele (muita gente diz apenas "Roof top"), localizado na Lila Acheson Wallace Wing. É um terraço ao ar livre com uma linda vista para o Central Park.

DICA: quando visitamos o MET, comemos em uma das cafeterias que tem lá dentro e não foi caro. Não sei como estão os preços atualmente, mas antes de ir, você pode conferir o site delas. Muitas lanchonetes, cafeterias e restaurantes dos Estados Unidos colocam cardápios com preços no site.

Além do MET, você encontra na região o Neue Galerie, museu da cultura alemã e austríaca, que fica na 1048 5th Avenue (com a 86th Street) e o Guggenheim, que visitamos de outra vez e fica na 5th Avenue com a 89th Street.

Quando fomos ao MET, o ingresso dava direito a uma visita ao The Cloisters, um ramo do museu especializado em arte e arquitetura da Europa Medieval. Não sei se ainda é possível usar o mesmo ingresso para os dois, acredito que sim, então se programe para um dia inteiro para os dois. Caso sobre tempo, você sai no lucro, mas é bom deixar um dia inteiro reservado, porque o The Cloisters fica bastante afastado, no Fort Tryon Park, bem ao norte de Manhattan, então você vai ficar um bom tempo no metrô para chegar até ele - acho que demoramos quase 1h. Mas vale muito a pena!

Para chegar ao The Cloisters há 3 maneiras:

1 - pegar o trem A azul uptown, descer na estação 190, pegar ônibus M4 no ponto assim que sai dela e saltar na próxima parada. Foi o que fizemos, é bem tranquilo e fácil, e o ingresso do metrô dá direito ao ônibus.

2 - pegar o trem 1 vermelho uptown até a estação 191 e andar até o Tryon Park (onde fica o Cloisters)

3 - de ônibus a partir do MET: Da Madison Avenue com a 83rd Street, peque o ônibus M4 diretamente até a última parada (Fort Tryon Park–The Cloisters)

Poucas pessoas vão até o The Cloisters, por ser afastado, então é um passeio bem tranquilo, porque o museu, ao contrário do MET, provavelmente não estará muito cheio.

Outro lugar muito legal para ir do lado leste é a Roosevelt Island, que fica no meio do East River, entre Manhattan e o Queens.

 

Dá para ir de metrô (linha F laranja uptown - desce na Roosevelt Island Subway Station) ou no bondinho (a estação fica na 2nd Avenue, entre a 60th Street e 2nd Avenue). Fomos de metrô porque o bondinho estava fechado para manutenção.

(Flávia edit: provavelmente eu iria querer ir de metrô mesmo que o bondinho estivesse funcionando. #MedodeAltura)

 

Ao chegarmos, andamos pela Roosevelt Island Historical Walk, uma caminhada auto-guiada pela ilha, e ficamos um tempo sentadas em um dos vários banquinhos de madeira que ficam nas margens do rio, apreciando a bela vista de Manhattan, com a ONU ao fundo.

A ilha é pequena e, se você não se importa em andar, dá para conhecer ela toda a pé. Ela é muito fofa, então se você tiver tempo e curiosidade, vale a pena visitar.

Rotas com Sabor

©2019 by Flávia e Graciela Mayrink. Proudly created with Wix.com

  • Instagram Graciela
  • Instagram Flávia

Nossas Rotas

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now